Categorias
Não categorizado

O Insight Indica: Natural Language Processing with Python

Você está buscando um ótimo livro sobre processamento de linguagem natural? Então conheça o Natural Language Processing with Python: Analyzing Text with the Natural Language Toolkit, dos autores Steven Bird, Ewan Klein e Edward Loper.

O livro é baseado na linguagem de programação Python juntamente com a biblioteca de código aberto Natural Language Toolkit (NLTK) e é uma introdução prática ao importante, e sempre em expansão, campo do Processamento de Linguagem Natural (PLN). Com Natural Language Processing with Python, você aprenderá a escrever programas reais e compreenderá o valor de ser capaz de testar uma ideia por meio da implementação.

Os autores destacam a busca pelo equilíbrio entre teoria e aplicação, assim, a abordagem adotada cobre os fundamentos teóricos e faz uma análise linguística e computacional cuidadosa. É um material que oferece conjuntos de dados ricamente anotados usando uma gama abrangente de estruturas de dados linguísticos e ajuda a compreender os principais algoritmos para analisar o conteúdo e a estrutura da comunicação escrita.

 

Este livro:

• Extrai informações de texto não estruturado, seja para indicar o tópico ou identificar “entidades nomeadas”.

• Analisa a estrutura linguística no texto, incluindo análise e análise semântica.

• Integra técnicas extraídas de campos tão diversos como linguística e inteligência artificial.

 

E te ajudará a:

• Entender como os conceitos-chave da PLN e linguística são usados para descrever e analisar a linguagem.

• Compreender como as estruturas de dados e algoritmos são usados em PLN.

• Desvendar como os dados da linguagem são armazenados em formatos padrão e como os dados podem ser usados para avaliar o desempenho das técnicas de PLN.

 

Estrutura

Capítulos 1-3: Os primeiros capítulos são organizados em ordem de dificuldade conceitual, começando com uma introdução prática ao processamento de linguagem que mostra como explorar textos de interesse usando Python.

Capítulo 4: Neste capítulo sobre programação estruturada consolidam-se os tópicos de programação espalhados pelos capítulos anteriores.

Capítulos 5-7: A partir daqui, o ritmo aumenta e passa-se para a cobertura de tópicos fundamentais no processamento de linguagem: marcação, classificação e extração de informações.

Capítulos 8-10: Examinam-se maneiras de analisar uma frase, reconhecer sua estrutura sintática e construir representações de significado.

Capítulo 11: O capítulo final é dedicado a dados linguísticos e como eles podem ser gerenciados de forma eficaz.

Cada capítulo termina com uma série de exercícios, que são fundamentais para consolidar o conteúdo.

 

AUTORES

           Edward Loper, Ewan Klein e Steven Bird

 

Steven Bird: Atualmente, professor da Charles Darwin University e Pesquisador Associado Sênior no Linguistic Data Consortium da Universidade da Pensilvânia, foi professor associado do Department of Computer Science and Software Engineering da Universidade de Melbourne. Ele concluiu seu doutorado em fonologia computacional pela Universidade de Edimburgo sob a supervisão de Ewan Klein, também autor de Natural Language Processing with Python. Além disso, Bird passou vários anos como diretor associado do Linguistic Data Consortium, onde liderou uma equipe de P&D para criar modelos e ferramentas para grandes bancos de dados de texto anotado. 

 

Ewan Klein: Professor de Tecnologia da Linguagem na School of Informatics da Universidade de Edimburgo, concluiu seu doutorado em semântica formal na Universidade de Cambridge. Também foi Gerente de Pesquisa do Natural Language Research Group, atuando como responsável pelo processamento de diálogo falado.

 

Edward Loper: Doutor em aprendizado de máquina para processamento de linguagem natural na Universidade da Pensilvânia. Edward foi aluno de Steven Bird em linguística computacional e se tornou professor assistente, passando a contribuir com o desenvolvimento da NLTK. Além da NLTK, ele ajudou a desenvolver dois pacotes para documentar e testar o software Python: epydoc e doctest.

 

Acesse aqui o preview de Natural Language Processing with Python 

 

Gostou da nossa indicação? Então compartilhe sua opinião aqui nos comentários. 

 

Fonte: Natural Language Processing with Python: Analyzing Text with the Natural Language Toolkit – (Steven Bird, Ewan Klein e Edward Loper).

 

 

 

Categorias
Cientista-chefe Governo Segurança Pública Transformação Digital

Conheça o Programa Cientista-Chefe do Governo do Ceará

Você sabe o que é o programa Cientista-Chefe e qual a sua função na gestão pública? Conheça agora essa importante iniciativa que alia Universidade e Governo.

Em suma, o programa Cientista-chefe é uma iniciativa da  Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) juntamente com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o governo do estado do Ceará. Assim, o projeto é composto por pesquisadores e cientistas que atuam em secretarias e órgãos estratégicos do Governo do Estado do Ceará.

Inicialmente, o intuito da equipe de pesquisadores e cientistas é proporcionar à população uma melhoria nos serviços públicos e assim, na qualidade de vida da população através de novas tecnologias e aprimoramento de serviços existentes.

O programa é inspirado em modelos de sucesso fora do país, por exemplo, os Estados Unidos que possuem o programa Office of Chief Scientist. Assim como o projeto cearense, o escritório americano tem o papel de fornecer contribuições científicas, além de estabelecer o vínculo entre o conhecimento científico produzido nas universidades e o poder público. 

Como resultado do excelente trabalho desenvolvido pelo projeto, no início de 2021 o governador do Ceará, Camilo Santana, sancionou o projeto de lei que regulamenta e, assim, torna o programa Cientista-Chefe uma política de Estado.

Áreas de atuação 

Cada área é coordenada por um cientista-chefe, indicado após avaliação de critérios como produção científica, formação e ligação com núcleos de pesquisa de alto nível. A classificação foi realizada de acordo com a Capes para especificar cursos de excelência em instituições cearenses. Desse modo, o programa atua em áreas estratégias da gestão pública como:

  1. Dados e Transformação Digital
  2. Saúde, 
  3. Segurança Pública,
  4. Educação, 
  5. Ciência de Dados, 
  6. Energia, 
  7. Infraestrutura Viária, 
  8. Pesca e Aquicultura, 
  9. Recursos Hídricos, 
  10. Proteção Social, 
  11. Ecossistema de Inovação, 
  12. Meio Ambiente, 
  13. Aquicultura e Pesca Artesanal, 
  14. Judiciário,
  15. Agricultura e 
  16. Economia.

Fonte: ceara.gov.br

Cientista-chefe no Insight

Além de ser coordenador do Insight, José Macêdo é também o cientista-chefe na área de Dados da Transformação Digital do Governo do Ceará e professor associado do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Macêdo, que também já foi cientista-chefe da área de Segurança é mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) realizou seu pós-doutorado na EPFL com a pesquisa: Processamento de Dados em Larga Escala em Nuvens Computacionais.

O programa cientista-chefe atua na Casa Civil com o projeto de Transformação Digital em parceria com o laboratório Íris – Laboratório de Inovação e Dados. Juntos, o Íris e o programa Cientista-chefe desenvolvem ações para acelerar a digitalização de serviços públicos do governo cearense.

Benefícios do Programa à sociedade

O projeto Cientista-chefe na área de segurança pública tem como objetivo, principalmente, realizar estudos científicos para aplicar soluções tecnológicas de identificação humana (civil e criminal) e veicular. Dessa forma, um dos  principais resultados é a plataforma Big Data para integração de dados. Ou seja, um ambiente onde materiais como vídeos, áudios, imagens e dados de redes sociais são analisados em tempo real.

As iniciativas têm relação direta com os resultados positivos obtidos pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), como redução no número de homicídios, roubos de veículos e assaltos. Além disso, os sistemas de inteligência ajudam a rastrear as atividades do primeiro e do segundo escalões do crime organizado, que hoje representam um dos maiores desafios para a área de segurança do Brasil.

Com o mesmo intuito de combater a criminalidade O Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), ferramenta criada pela SSPDS em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Insight permite fazer a leitura de placas veiculares e identificar veículos furtados, roubados e clonados. A ferramenta é um forte aliado nas atuações das forças de segurança contra as ações criminosas e nas reduções dos índices criminais. Em 2018, Fortaleza registrou a maior redução no número de roubos de veículos desde 2011 com uma redução de 16,3%. Nesse mesmo ano mais de 92% dos carros e motos subtraídos em ações criminosas foram recuperados pelas forças de segurança em todo o território cearense.

Fonte: Governo do Ceará e O Povo.

Sair da versão mobile