Categorias
Bolsas Ciência de Dados Inteligência Artificial Não categorizado

Vagas no projeto Anamnese Assistida por Inteligência Artificial para bolsistas de mestrado e doutorado da UFC

O Insight está com inscrições abertas para bolsistas de mestrado e doutorado para o projeto de pesquisa Anamnese Assistida por Inteligência Artificial. Venha fazer parte do nosso time e contribuir com o desenvolvimento de tecnologias de ponta aplicadas aos problemas da sociedade e das organizações. 

Os bolsistas serão  selecionados por mérito acadêmico, tendo em vista o perfil esperado e os requisitos necessários para realização da pesquisa.

 

Projeto Anamnese Assistida por Inleligência Artificial do Centro de Referência em Inteligência Artificial (CEREIA).

O objetivo do centro é desenvolver pesquisas voltadas ao uso da inteligência artificial para a resolução de problemas na área da saúde, bem como promover a formação de profissionais para atender esse mercado. O CEREIA foi inaugurado no dia 20 de março pela FAPESP e o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica e ocupará uma área de 380 metros quadrados no quinto andar do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC.

No Brasil são realizadas mais de um bilhão de consultas médicas por ano. Neste contexto, anamnese é uma atividade essencial no atendimento médico. Nela são investigados e documentados episódios e fatos relacionados ao paciente, resumindo suas queixas e provendo um ponto inicial para um diagnóstico e por conseguinte um tratamento. Na maioria dos ambientes de atendimento ao paciente, a anamnese é feita de maneira rudimentar: a investigação depende exclusivamente da habilidade do profissional, a documentação é feita através de textos livres e desestruturados e o possível diagnóstico é também manual e dependente do conhecimento do profissional.

As informações da anamnese e exames complementares são importantes para possíveis diagnósticos. O reconhecimento de padrões (pattern recognition) e de critérios de diagnóstico (combinação de sintomas, sinais e resultados de exames) é usado na determinação de um diagnóstico correto. Dessa forma, é essencial a concepção e o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial para auxiliar os profissionais da área da saúde com o objetivo de melhorar o atendimento e a segurança do paciente, assim como reduzir custos.

Saiba mais sobre o projeto nos portais: FAPESP, UFC e revista Veja Saúde.

Sediado na Universidade Federal do Ceará, grupo pretende desenvolver projetos voltados à aplicação de internet das coisas, big data, transformação digital e tecnologias de ponta na prevenção, diagnóstico e terapias de baixo custo (foto: divulgação/Hapvida NotreDame Intermédica)

Número de Vagas
  • 2 bolsas para Mestrado;
  • 1 bolsa para Doutorado;

 

Período de duração da bolsa

Até 24 meses para bolsa de mestrado e até 48 meses para bolsa de doutorado

 

Modalidade de Contratação

Os valores das bolsas concedidas pela FAPESP estão disponíveis em https://fapesp.br/valores/bolsasnopais;

 

Requisitos:
  • Estar regularmente matriculado no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (MDCC) da UFC; 
  • Não ter nenhuma outra bolsa de instituições de fomento, uma vez que não é permitido o acúmulo de bolsas.
  • As bolsas da FAPESP são concedidas em regime de dedicação integral à pesquisa, ficando o Bolsista impedido de:
    • Exercer profissionalmente qualquer outra atividade, remunerada ou não, que não esteja relacionada à execução do projeto de pesquisa aprovado;
    • Ser sócio-gerente ou participar da administração de sociedade privada.

 

Etapas da seleção
Envio do formulário, até: 28/05
Resultado da análise de currículo e histórico 30/05
Resultado final 31/05

 

Inscrição

Acesse o  ➡️ formulário de inscrição para registrar seus dados, enviar seu currículo e histórico escolar. Fique atento às datas e ao seu e-mail.

Categorias
Big Data Ciência de Dados Destaque

Cientista-chefe da Transformação Digital do Governo do Ceará palestra no AWS Public Sector Symposium

Rubem Paulo Saldanha e José Antonio Fernandes de Macêdo integraram o evento “AWS Public Sector Symposium”

 

No dia 09 de maio de 2023 teve lugar no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, o “AWS Public Sector Symposium”.

Este evento buscou promover a capacitação de agentes, líderes e arquitetos da transformação digital do setor público, a partir de recursos novos e insights com a utilização da tecnologia em nuvem.

“AWS Public Sector Symposium” contou com sessões temáticas em quatro áreas principais: educação, governo e justiça, setor de serviços financeiros e saúde, bem como contribuiu no diálogo de assuntos diretamente relacionados em ajudar organizações do setor público voltadas para serviços governamentais, educacionais, sem fins lucrativos, de saúde e financeiros a explorar o cenário tecnológico.

O Prof. Dr. José Antonio Fernandes de Macêdo (Cientista-chefe da Transformação Digital do Governo do Ceará) foi convidado para participar do referido evento e em sua fala, salientou o papel desafiador em aproximar a discussão acerca dos resultados e impactos alcançados no uso da computação em nuvem na construção da Plataforma Big Data Social, detalhando o Programa Cientista Chefe do Ceará, que contempla a relevante união entre a academia e a gestão pública.

O Programa Cientista Chefe está disponível no site da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap): https://www.funcap.ce.gov.br/programas-de-auxilio/cientista-chefe-geral/

 

Categorias
Destaque Inovação Pesquisa UFC

Observatório da FIEC é cenário de encontro entre representantes da UFC, UCP e UMinho

O Observatório da FIEC foi o cenário do encontro entre os representantes do Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Católica Portuguesa | Porto (UCP), da Universidade do Minho (UMinho), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Ceará (SENAI/CE) e do Serviço Social da Indústria (SESI), uma iniciativa da UFC para priorizar novas parcerias estratégicas entre as instituições.

A agenda contemplou reuniões de trabalho, com vista à transferência de conhecimento e tecnologia entre os dois lados do Atlântico.

Estavam presentes, José Antonio Fernandes de Macêdo (UFC), Sílvia Rebeca Sabóia Quezado (UFC), Veridiana Sales Pinheiro Aragão (FIEC), Pedro Miguel Freitas (UCP) e Pedro Venâncio (UMinho).

O Vice-diretor da Faculdade de Direito, Escola do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, Prof. Dr. Pedro Miguel Freitas aduziu que “foi para mim prazer poder acompanhá-los na visita às instalações da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por dois motivos. Em primeiro lugar, foi uma oportunidade única para conhecer, em primeira mão, algumas das atividades desenvolvidas pela FIEC, particularmente as do Observatório da Indústria. Não conhecendo previamente a FIEC, devo confessar que fiquei impressionado com o impacto prático da FIEC no desenvolvimento da indústria do Estado do Ceará. Tive igualmente a possibilidade de reencontrar o Prof. José Macêdo e a Dra. Rebeca Quezado, que nos tinham prestigiado com a sua presença na Conferência Internacional Pesquisa Científica sobre Violência Doméstica no âmbito da Universidade Federal do Ceará, realizada recentemente na Faculdade de Direito, Escola do Porto, da Universidade Católica Portuguesa. Neste reencontro pudemos partilhar experiências e pontos de vista sobre problemas societários comuns, dos dois lados do atlântico, onde a ciência dos dados e o direito podem, em estreita articulação, dar um contributo importante para a sua solução.”

“Foi extremamente interessante a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelas várias vertentes de ação da Federação das Indústrias do Estado de Ceará. O impacto da ação da FIEC no desenvolvimento do ambiente empresarial e social é impressionante. Muito obrigado pela oportunidade”, ponderou o Prof. Dr. Pedro Dias Venâncio, da Universidade do Minho, Portugal.

Ao final da reunião, foram discutidas ações em conjunto, sobretudo em consonância com propósito do Observatório da Indústria do Sistema FIEC “aplicar conhecimento e conectar pessoas com soluções inteligentes para transformar a sociedade e os negócios do futuro.”

Por fim, resta evidenciada que a multidisciplinaridade tornou-se assinatura nos trabalhos capitaneados pelos ilustres Ricardo Cavalcante (Presidente da FIEC), Paulo André Holanda (Superintendente Regional do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) e Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e José Antonio Fernandes de Macêdo (Cientista-chefe da Transformação Digital do Governo do Ceará).

 

Categorias
Destaque Intercâmbio

Insight Lab prestigia evento com embaixadores da América do Sul e dirigentes da OEI Portugal e do IPDAL

No âmbito da Cátedra de Estudos Ibero-americanos, a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) organizaram a mesa redonda “A América Latina e a União Europeia”, em Lisboa, no dia 17 de abril de 2023, com os expositores: Carlos Malamud (Real Instituto Elcano), Virginia Delisante (Universidad ORT Uruguai), sob a moderação do Prof. Dr. Filipe Romão (UAL).

A abertura do evento ficou a cargo da Profª. Drª. Nancy Elena Ferreira Gomes (Professora Associada da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) onde, atualmente, é Coordenadora Científica da Licenciatura em Relações Internacionais; Coordenadora do Curso Avançado de Estudos sobre a América Latina, organizado pelo Departamento de Relações Internacionais (DRI) da UAL e o Instituto da Defesa Nacional; e Coordenadora da Cátedra de Estudos Ibero-Americanos, criada em parceria pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a UAL, adstrita ao DRI/OBSERVARE).

Prestigiaram o evento os embaixadores da América do Sul – Mary Mora (Embaixadora da Venezuela em Portugal), Álvaro Malmierca (Embaixador do Paraguai em Portugal) e também Paulo Neves (Presidente do Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL), além da Profª. Drª. Ana Paula Laborinho (Diretora da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em Portugal).

Após o encerramento da mesa redonda, os autores do livro “FEMINICÍDIO: MAPEAMENTO, PREVENÇÃO E TECNOLOGIA”, José Antonio Fernandes de Macêdo e Sílvia Rebeca Sabóia Quezado salientaram a relevância da temática do feminicídio no contexto da América Latina, bem como o fomento de parcerias com as instituições promotoras da conferência “A América Latina e a União Europeia”.

Categorias
Pesquisa

Universidade Católica Portuguesa promove o lançamento de livro de pesquisadores da UFC, em conferência internacional

O livro, intitulado, “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia” (José Antonio Fernandes de Macêdo, Sílvia Rebeca Sabóia Quezado e Tiago Dias da Silva) foi lançado na conferência internacional “Pesquisa científica sobre violência doméstica no âmbito da Universidade Federal do Ceará (Brasil), em 13 de abril de 2023.

Além de prefaciar a presente obra, a Profª. Drª. Maria Elisabete Ferreira, da Universidade Católica Portuguesa, também apresentou e saudou os autores pela contribuição da publicação.

O referido evento foi promovido pela Faculdade de Direito, Escola do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, sob a coordenação da Profª. Drª. Sandra Tavares.

Durante a conferência internacional “Pesquisa científica sobre violência doméstica no âmbito da Universidade Federal do Ceará (Brasil), os autores do livro abordaram os principais tópicos da violência de gênero, além dos avanços e desafios na elaboração de estudos acadêmicos nos dias atuais. José Antonio Fernandes de Macêdo iniciou o evento evidenciando as inovações digitais no enfrentamento da violência contra as mulheres. A conferencista Sílvia Rebeca Sabóia Quezado, durante a sua exposição, apresentou em detalhes o panorama do feminicídio em terras alencarinas. Já a professora da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Cristina Correia, ressaltou o dever do Estado de proteger a vítima e punir o agressor.

Para a moderadora do evento “A visita teve como propósito a realização da “Conferência Internacional Pesquisa Científica sobre Violência Doméstica no âmbito da Universidade Federal do Ceará”, em que os dois Convidados participaram como conferencistas, apresentando as comunicações “As inovações digitais no enfrentamento da violência de gênero” (José Antonio Fernandes de Macêdo) e “A era dos dados e o crime de feminicídio no Brasil” (Sílvia Rebeca Sabóia Quezado). 

“A discussão suscitada na conferência, permitiu partilhar experiências e aprofundar o conhecimento técnico e jurídico mútuo num tema que, infelizmente, é transversal. Em Portugal, a análise em termos de tecnologia digital e de tratamento de dados, abre portas a novos questionamentos e propostas de atuação.
A colaboração entre a Universidade Federal do Ceará e a Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa teve o seu início no passado mês de outubro de 2022, aquando da realização, em Fortaleza, da ‘Conferência Internacional sobre Violência Doméstica e de Gênero’, organizada com a colaboração de ambas as Instituições. Já este ano, em janeiro, decorreu, em Fortaleza, o ‘I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero’ (com participação online de Investigadoras da Universidade Católica Portuguesa), estando neste momento a ser projetado o ‘II Congresso Internacional sobre Violência de Gênero’, a realizar na cidade do Porto, ainda este ano.
A colaboração mútua tem sido muito proveitosa. Esta é uma parceria que já deu os seus frutos e, esperamos, continue a robustecer-se no futuro.”
Sandra Tavares – (Professora Auxiliar da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa; Investigadora do Centro de Estudos e Investigação em Direito; Organizadora da Conferência Internacional conferência internacional Pesquisa científica sobre Violência Doméstica no âmbito da Universidade Federal do Ceará).

Acompanhe a seguir alguns registros da conferência:

Categorias
Não categorizado

Insight Lab no WTISC 2023 – A Escalada da IA: Onde Chegaremos?

Nosso querido professor, Régis Pires, será um dos presentes no WTISC 2023 – Workshop de Tecnologia da Informação do Sertão Central do Campus Quixadá promovido pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Sistemas de Informação (PET-SI) da Universidade Federal do Ceará entre os dias 17 a 19 de Maio.

Nesta edição do evento, nosso insighter contará com a companhia de representantes de empresas que atuam em diversas áreas da TI apresentando um conteúdo diverso sobre a atuação dos profissionais na área.

Objetivo

O evento tem como objetivo promover e difundir o conhecimento sobre as diversas áreas de Tecnologia da Informação, de forma a fortalecer e motivar a formação técnico profissional, por meio da troca de experiências entre profissionais e acadêmicos.

 

Confira a programação do evento:
📅 17 de maio

13:30 Abertura;

14:00 – 15:00 Palestra “Chat GPT: O que muda nas nossas vidas?” com o professor Mauro Oliveira ;

15:00 Coffee-break;

15:30 – 16:30 palestra “IA na produção de arte, uma discussão desde o século XIX e o que esperar do futuro” com a professora Rochele e a aluna Gabriela Machado.

 

🗓 18 de maio

13:30 Abertura;

14:00 – 15:00  Palestra “O futuro do trabalho com a IA” com Leonel Jr. (CTO HeavyConnect) ;

15:00 Coffee-break;

15:30 – 16:30 Palestra “O que a IA ainda não está fazendo?” com Adson Rodrigues (CTO Arc Software).

 

🗓 19 de maio

13:30 Abertura;

14:00 – 16:30  Minicurso “Introdução à Ciência de Dados e Aprendizado de Máquina usando Python” com o professor Régis Pires Magalhães (Insight Data Science Lab).

 

 

Conheça nosso insigther

Regis Pires Magalhães é coordenador de Capacitação do Insight lab, professor Adjunto em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Coordenador de Estágio no Campus UFC – Quixadá. Possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1995), especialização em Imagem e Publicidade pela Universidade Federal do Piauí (2002), especialização em Tecnologias para Web pela Universidade Federal do Piauí (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2012) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2018) com período sanduíche durante o ano de 2016 no Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR) em Pisa (Itália).

Inscrição

Garanta sua participação no WTISC 2023 aqui!

 

Categorias
Destaque Inovação Não Violência à Mulher

Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa recebe grupo de trabalho do Insight Lab

José Antonio Fernandes de Macêdo e Sílvia Rebeca Sabóia Quezado foram recebidos pelo Diretor da Faculdade de Direito, Escola do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, Prof. Dr. Manuel Fontaine Campos, em seu gabinete. A visita institucional aconteceu na tarde do dia 13 de abril de 2023.

Em pauta, assuntos relacionados à cooperação internacional que contribui de várias formas, dentre elas, a discussão de soluções para os problemas relacionados às ciências e o avanço da tecnologia, além de fomentar o intercâmbio cultural entre os povos.

O Prof. Dr. José Antonio Fernandes de Macêdo entregou 3 (três) obras da EDITORA SENAC CEARÁ ofertadas pelo Sistema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), em atenção a parceria já firmada, em dezembro de 2022 e também exemplares do livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia” para o acervo da biblioteca da Universidade Católica Portuguesa.

Acompanharam atentamente a reunião, as professoras da Universidade Católica Portuguesa, Sandra Tavares e Sofia Oliveira Pais.

“A visita permitiu igualmente que os Convidados reunissem com a Direção da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e com a Direção do Centro de Estudos e Investigação em Direito da mesma Faculdade, o que possibilitou a análise de vias de institucionalização de laços de colaboração futura e progressiva”, enfatizou a Professora Doutora Sandra Tavares.

Confira nas imagens selecionadas alguns momentos desse encontro:

Categorias
Destaque Não Violência à Mulher

UFC E CIG dialogam medidas para efetivar o enfrentamento da violência contra a mulher

 

Cumprindo agenda internacional, o grupo de trabalho da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizou uma importante reunião presencial com a equipe do Núcleo de Violência Doméstica e de Género da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em 12 de abril de 2023.
O Cientista Chefe do Governo do Ceará, José Antonio Fernandes de Macêdo, reuniu-se com Marta Silva (Chefe do Núcleo de Violência Doméstica e de Género), Ricardo Loureiro (Técnico Superior do Núcleo de Violência Doméstica e de Género) e Cláudia Mateus (Técnica Superior do Núcleo de Violência Doméstica e de Género), para tratar de assuntos relacionados ao enfrentamento da violência contra a mulher e a construção de projetos e ações destinados às sociedades brasileira e portuguesa.
Com mais de 40 anos dedicados ao assunto, a CIG, de forma conjunta, atuará com o Insight Data Science Lab na criação de um calendário de eventos para retratar as experiências das instituições ao longo dos anos, sobretudo perante as dificuldades impostas às mulheres e a promoção da igualdade de gênero.
Também integrou a referida reunião, a pesquisadora do Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará, Sílvia Rebeca Sabóia Quezado que destacou “O diálogo institucional é essencial na defesa dos direitos fundamentais das mulheres e o encontro tratou de pautas relevantes para os países-irmãos”.
Veja a seguir alguns momentos desse encontro:

 

 

Fique por dentro da atividade da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG): https://www.cig.gov.pt/

Categorias
Destaque Não Violência à Mulher Sinesp Cidadão

Comitiva da UFC participa de audiência presencial na Embaixada do Brasil em Lisboa

Aconteceu em 12 de abril de 2023 uma audiência presencial com o Excelentíssimo Senhor Raimundo Carreiro (Embaixador do Brasil em Lisboa) e o Dr. Ramiro Januário dos Santos Neto (Chefe do Setor Econômico e do Agronegócio), com o objetivo de destacar a importância da tecnologia nos trabalhos dos pesquisadores do Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará, José Antonio Fernandes de Macêdo e Sílvia Rebeca Sabóia Quezado.

Durante o encontro também foram evidenciados os Programas Cientista Chefe, Big Data Social entre outros cases de sucesso da parceria Governo do Ceará e Universidade Federal do Ceará e ainda sobre o premiado aplicativo SINESP Cidadão.

Por fim, os autores do livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia” versaram sobre os elevados índices de violência contra a mulher no Brasil e inclusive em Portugal.

 

 

Categorias
Destaque Intercâmbio

Pesquisadores do Insight Lab e diretores da Fundação Calouste Gulbenkian discutem parcerias

Em 12 de abril, os diretores da Fundação Calouste Gulbenkian, Maria de Assis Swinnerton e Bruno Macedo, receberam os insighters José Antonio Fernandes de Macêdo e Sílvia Rebeca Sabóia Quezado.

Na oportunidade, foram tratadas na reunião presencial em Lisboa futuras parcerias entre a Universidade Federal do Ceará e a Fundação Calouste Gulbenkian.

“Foi um prazer recebermos os dois pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, José Antonio Fernandes de Macêdo e, Sílvia Rebeca Sabóia Quezado, na Fundação Calouste Gulbenkian. Tomamos conhecimento do importante projeto de pesquisa aplicada em que estão envolvidos, liderado pela Universidade Federal do Ceará, tendo em vista o desenvolvimento de políticas públicas eficazes, em áreas críticas como Saúde, Educação e Segurança Pública. Pudemos discutir oportunidades de parceria, designadamente na reflexão sobre o potencial do uso de grandes quantidades de dados no planejamento estatal, bem como a expansão internacional da rede de contatos interessados em conhecer esta plataforma”, enfatizaram os portugueses Maria de Assis e Bruno Macedo.

Assim como o Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará, que baseia os trabalhos acadêmicos nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), a citada Fundação preconiza em contribuir para uma sociedade mais justa e solidária preparando os cidadãos do futuro e ainda em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Sobre a Fundação

A Fundação Calouste Gulbenkian foi criada em 1956 por testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian, filantropo de origem Arménia que viveu em Lisboa entre 1942 e 1955, ano em que faleceu. De nacionalidade Portuguesa e instituída em perpetuidade, a Fundação tem como propósito fundamental melhorar a qualidade de vida das pessoas através da arte, da beneficência, da ciência e da educação. A Fundação desenvolve as suas atividades a partir da sua sede em Lisboa e das delegações em Paris e em Londres, tendo também intervenção através de apoios concedidos desde Portugal nos PALOP e Timor-Leste bem como nos países com Comunidades Arménias.

Missão: A Fundação é uma instituição perpétua de nacionalidade portuguesa com fins caritativos, artísticos, educativos e científicos. Comprometida com a sua plena independência e preservação do seu património, a Fundação define como principal prioridade para a sua atividade a construção de uma sociedade que ofereça iguais oportunidades e que seja sustentável.

Visão: Instituição filantrópica privada de referência, aberta ao mundo, que contribui para uma sociedade mais justa e solidária preparando os cidadãos do futuro.

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile