Edital para pesquisadores em projetos de Aceleração da Transformação Digital no Ceará
O Insight já começa esta semana com o lançando do seu segundo edital para pesquisadores. O Edital Nº 02/2020, lançado hoje, 27/07, selecionará pesquisadores para participar em projetos de pesquisa para Acelerar a Transformação Digital no Estado do Ceará.
A pesquisa científica tem um papel fundamental na inovação tecnológica, no intuito de trazer melhorias e desenvolvimento a sociedade. Com isso, a universidade pública, através do laboratório Insight, pretende contribuir com suas pesquisas em Transformação Digital. O objetivo é proporcionar aos cidadãos melhoria da qualidade de vida com a simplificação de processos, evitando deslocamentos, filas e aglomerações.
Além disso, a digitalização dos serviços públicos traz benefícios na rapidez do atendimento, redução do custo da máquina pública, aumento na eficiência da administração pública e melhoria nos mecanismos de transparência pública.
Perfil dos candidatos
Alunos de graduação, mestrado e doutorado devidamente matriculados em instituições de ensino públicas no Ceará, cujos professores-orientadores possuam a titulação de doutor e trabalhem como docente na Universidade Federal do Ceará.
Temas de Pesquisa
A intenção deste Edital é apoiar pesquisa de ponta em Ciência da Computação, Estatística e áreas relacionadas, em particular, cujo tema envolva uso de inteligência computacional em Big Data para Transformação Digital no Governo do Ceará.
Cada docente deverá escolher um tema para submeter a candidatura, veja as opções:
- Integração de dados em larga escala para construção do Data Lake;
- Segurança e Privacidade dos dados no Data Lake;
- Consulta em Linguagem Natural.;
- Comunicação e Gerenciamento de microsserviços;
- Uso de Inteligência Artificial para a comunicação com o cidadão;
- Mineração de Processos (Process Mining);
- Experiência do Usuário;
- Recuperação de Informações em Documentos Digitalizados;
- Low Code;
- Geração de Código usando Processamento de Linguagem Natural;
- Geração automática de documentação de sistemas usando Inteligência Artificial.
A lista completa com os sub-problemas de cada problema geral você encontra no edital.
Importante
Somente serão avaliadas propostas submetidas por 1 (um) pesquisador docente acompanhado de 1 (um) aluno. Caso o docente não possua aluno para indicar, o aluno deve ser indicado até Outubro de 2020 e o docente só começará a receber a bolsa quando fizer a indicação do aluno. As candidaturas devem ser realizadas, pelo professor-orientador, através do preenchimento do formulário no Google Forms.
Valor e duração das bolsas:
- Graduação: R$ 800,00, 12 meses.
- Mestrado: R$ 1.500,00, 12 meses.
- Doutorado: R$ 2.500,00, 12 meses.
- Professor-orientador: R$ 2.000,00, 12 meses.
Calendário
Até 03/08/2020, envio de propostas.
04/08/2020, divulgação dos selecionados por e-mail.
10/08/2020, início da pesquisa.
Não perca!
Amanhã, terça-feira (28/07), às 15h haverá uma reunião de esclarecimento sobre o edital no Google Meet: https://meet.google.com/kqx-rsee-vgx
Boa sorte!