Categorias
Big Data Ciência de Dados Inteligência Artificial

A Ciência de Dados no mercado: 7 casos de sucesso

A ciência de dados tem revolucionado praticamente todas as áreas. Na educação, utilizando modelos para uma melhor avaliação de estudantes, na medicina, identificando e prevendo doenças, no futebol, obtendo o máximo valor das escalações de um time.

Neste artigo, apresentaremos 7 exemplos onde a ciência de dados é utilizada como uma poderosa ferramenta, com modelos e algoritmos que ajudam a analisar, prever e, consequentemente, obter melhores resultados em cada uma dessas áreas.

1- Segurança Pública

Em uma ação criminosa existem diversos elementos envolvidos. Informações colhidas anteriormente sobre os suspeitos (a exemplo, a ficha criminal) e sobre a região na qual um crime foi cometido (como entorno e vias de acesso) são fatores importantes na elucidação de delitos.

No entanto, muitas vezes esses dados coletados em diferentes regiões e por diferentes órgãos não estão integradas em uma mesma base de dados, o que prejudica o trabalho dos agentes policiais.

O Ceará tem sido um exemplo do uso inteligente da ciência de dados na segurança pública. Em 2019, o estado ganhou interesse nacional pela grande redução de seus índices criminais. Entre as diversas ações tomadas para atingir esse resultado, um dos maiores destaques é o uso de soluções tecnológicas baseadas em ciência de dados.

Em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Insight Lab desenvolveu ferramentas que têm ajudado a entender e combater práticas criminosas.

Conheça algumas dessas ferramentas:

Sistema Policial Indicativo de Abordagem (SPIA)

O Spia tem sido usado no enfraquecimento da mobilidade de criminosos, pois ajuda na identificação de veículos roubados. É um sistema de inteligência artificial que integra as bases de dados de órgãos federais, estaduais e municipais aos dados captados por mais 3.300 câmeras espalhadas pelo Ceará.

Big Data “Odin”

Como apresentado no portal do Governo do Estado do Ceará, o sistema de big data Odin “armazena e cruza dados obtidos por mais de 50 sistemas dos órgãos de segurança e de entidades parceiras. Todas as informações podem ser vistas em tempo real dentro de um painel que simplifica os processos de investigação e de tomadas de decisão, o Cerebrum.”

Portal do Comando Avançado (PCA)

Exclusivo para profissionais da segurança pública do Ceará, é um aplicativo para celular que reúne informações civil e criminal da população cearense, dados de veículos e motoristas, biometria e o reconhecimento facial.

 

2 – Evasão fiscal e detecção de fraude

Um grande desafio dentro de empresas e organizações é a detecção de fraudes e a evasão fiscal. Uma pequena porcentagem dessas atividades pode representar perdas bilionárias para as instituições.

Entretanto, os avanços na análise de fraudes, com o uso de ciência de dados e o Big Data, são uma perfeita ferramenta para prevenir tais atividades.  Além da redução de informações, com essas ferramentas pode-se diferenciar entre contribuinte legítimo e fraudador, utilizando classificação de dados, clustering e reconhecimento de padrão, por exemplo. Diferentes fontes de dados são usadas para a análise, sejam dados estruturados ou não estruturados.

Diversos estudiosos estão empenhados em desvanecer esse problema. Veja um exemplo disso: a partir de dados reais da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), sete pesquisadores (entre eles o coordenador do Insight Lab, José Macêdo) aplicaram um novo método,  ALICIA, para detectar potenciais fraudadores fiscais. Esse método de seleção de recursos é baseado em regras de associação e lógica proposicional.

Os autores explicam que ALICIA é estruturado em três fases:

  1. Ele gera um conjunto de regras de associação relevantes a partir de um conjunto de indicadores de fraude (recursos).
  2. A partir de tais regras de associação, ALICIA constrói um gráfico, cuja estrutura é então usada para determinar as características mais relevantes.
  3. Para conseguir isso, ALICIA aplica uma nova medida de centralidade chamada de Importância Topológica do Recurso.

Os teste feitos com ALICIA em quatro diferentes conjuntos de dados do mundo real mostram sua eficiência superior a outros oito métodos de seleção de recursos. Os resultados mostram que Alicia atinge pontuações de medida F de até 76,88% e supera de forma consistente seus concorrentes.

 

3 –  Saúde 

Uma das principais aplicações da ciência de dados é na área da saúde. Esse setor utiliza intensamente data science para descoberta de novas drogas, na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e no monitoramento da saúde de pacientes.

E durante a pandemia de Covid-19, a ciência de dados foi um dos primeiros auxílios buscados para que se pudesse entender o comportando do vírus na população mundial, criar modelos preditivos sobre seus impactos e divulgar ao público, especialmente através da visualização de dados, estatísticas relacionadas à doença.

Como exemplo de transparência dos dados durante a pandemia, destacamos a plataforma cearense IntegraSUS Analytics.

Como descrito pela Secretaria da Saúde do Ceará, o IntegraSUS Analytics é uma ferramenta com a qual “pesquisadores, profissionais e estudantes de ciência de dados ou de tecnologia da informação poderão ter acesso ao cenário atual da saúde no Estado. Tudo por meio dos códigos e modelos utilizados na construção do IntegraSUS. A plataforma também oferece datasets sobre diferentes áreas da saúde para aprendizado e treinamento.”

Além do IntegraSUS Analytics, o Governo do Estado esteve em parceria com o Insight Lab para desenvolver outras ações de enfrentamento ao Covid-19. Nossos pesquisadores produziram Mapas de Kernel para observar como está acontecendo o espalhamento da doença no Ceará. Junto a isso, a professora Ticiana Linhares comandou o desenvolvimento de um algoritmo de IA para entender a evolução dos sintomas do Covid-19.

Como isso acontece? Através dos textos trocados via chat (Plantão Coronavírus) entre os cidadãos e a Secretaria de Saúde, o algoritmo extrai dessas conversas os sintomas mais frequentes e avalia sua evolução.

 

4 – Games

Uma das indústrias em maior expansão é a de games. Contabiliza-se atualmente mais de 2 bilhões de jogadores no mundo todo, com estimativas para que esse número passe de 3 bilhões até 2023, segundo o site Statista.

Com esse super número de jogadores e a criação diária de novos jogos, uma enorme quantidade de dados são coletados, tais como o tempo de jogo do usuário, pontos de início e parada e pontuação. Essa coletânea de dados representa uma rica fonte para que especialistas estudem, aprendam e possam otimizar e melhorar os jogos.

Com a ciência de dados aplicada no mercado de jogos, é possível realizar o desenvolvimento, a monetização e o design de games, e ainda melhorar efeitos visuais, por exemplo. Com modelos que permitem a identificação de objetos, jogos tornam-se mais realistas tornando possível diferenciar jogadores pertencentes a equipes diferentes e dar comandos ao personagem específico dentro de um grupo.

A King, empresa criadora do famoso Candy Crush, tem, segundo seu diretor de produtos de serviços, Jonathan Palmer, uma cultura baseada em dados. Na King, depois que um jogo é lançado, ele continua sendo monitorado e os ajustes necessários são feitos. Eles analisam, por exemplo, se um jogo é muito difícil, então eles podem perder jogadores, e se muito fácil, os usuários ficam entediados e abandonam o jogo.

Palmer cita o nível 65 do Candy Crush Saga: “É um nível incrivelmente difícil, tinha seu próprio culto em torno dele. Percebemos que isso estava causando a agitação de muitas pessoas. Usando dados, pudemos dizer: ‘precisamos diminuir um pouco a dificuldade desse nível’.”

 

5 – Vida Social

O surgimento das redes sociais alterou completamente a forma como nos relacionamos, sejam relacionamentos amorosos, amizades ou relações de trabalho. Nos conectamos diariamente com inúmeras pessoas que jamais vimos. E todas as relações e ações nessas redes deixam extensos rastros de dados que influenciam, entre outras coisas, em quem você conhecerá a seguir.

Não é impressionante como o Facebook sempre acerta nas recomendações de novas amizades? Em artigo do Washington Post é dito que ele se baseia em “really good math”, mais especificamente, o Facebook utiliza um tipo de ciência de dados conhecido como network science, que basicamente busca prever o crescimento da rede social de um usuário baseado no crescimento das redes de usuários semelhantes.

Um outro exemplo é o Tinder. Ele utiliza um algoritmo que visa aumentar a probabilidade de correspondência. Esse algoritmo  prioriza correspondências entre usuários ativos, usuários em uma mesma região e usuários que parecem os “tipos” uns dos outros com base em seu histórico de deslize.

 

6 – Esportes

A indústria do esporte é uma das mais rentáveis do mundo, gerando lucros bilionários todos os anos e, é claro, cheia de dados e estatísticas. Cada esporte está repleto de variáveis a serem estudadas, que vão desde o clima, a fisiologia de cada jogador, as decisões dos árbitros, até as escolhas feitas pelos jogadores durante uma partida. Assim, a ciência de dados vem para “decifrar” o que fazer com esses dados, revelando insights preditivos para a melhor tomada de decisão dentro de cada modalidade de esporte.

Um caso interessante para analisarmos é o da liga de basquete americana. A NBA usa o sistema de análise de arremesso da RSPCT, no qual uma câmera rastreia quando e onde a bola bate em cada tentativa de cesta. Os dados são canalizados para um dispositivo que exibe detalhes da tomada em tempo real e gera insights preditivos.

Leo Moravtchik, CEO da RSPCT, disse à SGV News que “com base em nossos dados … Podemos dizer [a um jogador]: ‘Se você está prestes a dar o último arremesso para ganhar o jogo, não tente do topo da chave, porque sua melhor localização é, na verdade, o canto direito ”

7 –  Comércio eletrônico (e-commerce) 

O comércio eletrônico (ou e-Commerce) é um tipo de negócio em que empresas e indivíduos compram e vendem coisas pela internet.  Nesse tipo de comércio, a interação com os clientes passa por vários pontos, desde o clique em um anúncio e em produtos de interesse, até a compra e avaliação do produto.

Os dados obtidos nas plataformas de e-commerce ajudam os vendedores a construir uma imagem dos consumidores, seus hábitos de compra, quais as estratégias para “transformá-los” em clientes e ainda o tempo que isso leva.

Nesse sentido, a aplicação da ciência de dados permite a previsão da rotatividade de clientes, a segmentação destes, o impulsionamento das vendas com recomendações inteligentes de produtos, a extração de informações úteis das avaliações dos compradores, a previsão de demanda, a otimização de preços e tantas outras possibilidades.

No caso do Airbnb, a ciência de dados ajudou a renovar completamente sua função de pesquisa, destacando áreas mais requisitadas. O algoritmo do Airbnb hoje, nos rankings de busca, dá prioridade a aluguéis que estiverem em uma área com alta densidade de reservas. Antes, entretanto, os melhores aluguéis estavam localizados a uma certa distância dos centros da cidade. Isso implicava que, apesar de encontrar aluguéis legais, os locais não eram tão bons.

 

 

Referências

How data science and big data analytics leads to better tax fraud prevention

Top 8 Data Science Use Cases in Gaming

Number of active video gamers worldwide from 2015 to 2023 (in billions)

How King is crushing games data

How Facebook knows who all your friends are, even better than you do

Data Science in the Sports Industry

Applying Data Science tools and techniques to eCommerce

 

Sair da versão mobile