Alunos de intercâmbio participam de pesquisa no Insight Lab

O Insight recebe durante os próximos meses os estudantes Taya Mohamed Abderrahman e Mohammad Abboud, vindos da Mauritânia e Itália, respectivamente. Ambos estão contribuindo com suas pesquisas no Laboratório Insight como alunos intercambistas.

Taya é aluno de graduação do curso de Engenharia em Inteligência Artificial da Université Mohammed VI Polytechnique – EMINES, no Marrocos. O estudante estará fazendo um estágio no Insight Lab por um período de dois meses com sua pesquisa na área de Processamento de Linguagem Natural intitulada: Improving named entity recognition using Deep Learning with human in the coops (NERD).

Esse intercâmbio é possível graças à parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e diversas universidades no mundo, assim, alunos das áreas de engenharia vêm desenvolver suas pesquisas nos laboratórios de pesquisa da UFC.

Já o aluno Mohammad está cursando doutorado na Universidade de Versalhes Saint Quentin en Yvelines – Paris Saclay. Mohammad estará em missão de pesquisa por um período de um mês aqui no Insight, e sua vinda é fruto da parceria entre o laboratório Insight e o projeto Master. O pesquisador tem seu trabalho intitulado em: Learning from a mass of multidimensional Times Series in the context of Internet of things.

O projeto Master é coordenado pela Professora Chiara Renso, Doutora em Ciência da Computação, pesquisadora sênior do Instituto ISTI – CNR e integrante do conselho nacional de pesquisa da Itália.

Projeto Master

O objetivo do projeto Master, sediado na Itália, é formar uma rede internacional e intersetorial de organizações trabalhando em um programa de pesquisa conjunta para definir novos métodos para construir, gerenciar e analisar trajetórias semânticas de múltiplos aspectos.

O projeto propõe métodos para analisar e inferir conhecimento a partir de trajetórias de múltiplos aspectos, considerando como questões vitais as dimensões de privacidade e big data como demonstra a imagem abaixo. O laboratório Insight, por meio da UFC, é um dos três parceiros brasileiros desse projeto.

Imagem: Projeto Master