As superpotências de inteligência artificial sob o olhar de Kai-Fuu Lee

“Hoje, o Insight indica o livro “Inteligência Artificial” (AI Superpowers – China, Silicon Valley, and the New World Order), escrito por uma das maiores autoridade de IA, Kai-Fuu Lee.

Esse livro nos ajuda a entender as grandes transformações positivas que a inteligência artificial pode trazer e como as maiores potências do mundo, EUA e China, estão desenvolvendo essa ciência dentro de realidades e posições específicas.

As posições de liderança ocupadas por China e Estados Unidos em muitos momentos ganham o contorno de confronto. E isso se reflete nas palavras usadas pelo autor quando afirma que a grande quantidade de engenheiros de IA consistentes será tão importante quanto a qualidade de pesquisadores de elite, e “a China está treinando exatamente esse exército“.

Também é destacado que, apesar dos Estados Unidos serem pioneiros na IA, hoje a China já é um superpotência na área. Isso é resultado, afirma Lee, de aspectos específicos do país asiático, como “dados abundantes, empreendedores tenazes, cientistas de IA bem treinados e um ambiente político favorável”.

No entanto, como alertado em artigo do The Washington Post, “alguns leriam ‘dados abundantes’ como ‘vigilância` e ‘um ambiente de política favorável’ como ‘tomada de decisão de cima para baixo que não é impedida pela opinião pública.’”

Kai-Fuu Lee compartilha conosco uma reflexão sobre o processo desta corrida desenvolvimentista entre Estado Unidos e China e suas implicações. Uma das preocupações destacadas é que o domínio dessas duas potências gere desigualdade global também no campo de IA. Os dois países já são lideranças massivas no resto do mundo, e isso pode se aprofundar se esse poder tecnológico permanecer tão concentrado.

Além disso, o livro trata da antiga e a cada dia renovada preocupação sobre o papel que a IA ocupará no mundo. E isso significa pensar qual lugar nós ocuparemos num mundo tão automatizado por essas máquinas, muito mais adequadas que os seres humanos para certas tarefas, mas frutos da criatividade e inteligência humana.

O autor*

O autor Kai-Fuu Lee

Imagem: vídeo – Como a IA pode salvar nossa humanidade (TED)

Kai-Fu Lee tem uma perspectiva única na indústria de tecnologia global, tendo trabalhado extensivamente entre os Estados Unidos e a China pesquisando, desenvolvendo e investindo em inteligência artificial há mais de 30 anos. Ele é um dos maiores investidores em tecnologia da China, realizando um trabalho pioneiro no campo da IA e trabalhando com vários gigantes da tecnologia dos EUA.

Lee já foi presidente do Google China e ocupou cargos executivos na Microsoft, SGI e Apple, e fundou a Microsoft Research China. Mais tarde renomeado “Microsoft Research Asia”, este instituto treinou a maioria dos líderes de IA na China, incluindo chefes de IA da Baidu, Tencent, Alibaba, Lenovo, Huawei e Haier. Enquanto estava na Apple, Lee liderou projetos de IA em fala e linguagem natural que foram destaques na mídia americana.

Atualmente, Kai-Fuu Lee é o presidente e CEO da Sinovation Ventures, empresa líder de investimentos em tecnologia com foco no desenvolvimento de companhias chinesas de alta tecnologia.

*Informações retiradas do perfil de Kai-Fu Lee no site TED.