Big Data de Fortaleza e o Programa Cientista Chefe são debatidos na Semana gLocal 2022

A semana de avaliação gLocal, lançada em 2019, é um evento anual dedicado ao compartilhamento de conhecimento e experiência sobre Monitoramento e Avaliação em todo mundo. Organizações de diversos países já sediaram cerca de 1.000 eventos nos cinco continentes e em diversos idiomas. 

Em 2022, a Prefeitura de Fortaleza, por meio do Instituto de Planejamento – IPLANFOR, realizou a Semana gLocal de Avaliação 2022 Fortaleza, nos dias 30 de maio a 3 de junho, no formato on-line com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Observatório de Fortaleza. 

O evento trouxe mesas redondas, palestras e o workshop com foco nos projetos desenvolvidos pela gestão municipal para aperfeiçoar o acompanhamento da implementação das políticas públicas locais. Na ocasião, técnicos e gestores públicos, profissionais de avaliação e especialistas se uniram a este movimento global para compartilhar conhecimentos e experiências neste campo com a população da cidade.

Big Data de Fortaleza e o Programa Cientista Chefe

 

Imagem: instagram.com/sglocalfortaleza/

 

O professor José Macêdo, coordenador do Insight Lab, esteve entre os palestrantes da Semana gLocal 2022 integrando a mesa “Big Data de Fortaleza e o Programa Cientista Chefe”, organizada pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza.

Essa mesa se estruturou a partir da pergunta: como universidades e governos municipais podem se beneficiar mutuamente por meio de projetos conjuntos? O objetivo do debate foi mostrar a construção do Big Data de Fortaleza. O Programa Cientista Chefe e o Instituto de Planejamento de Fortaleza são responsáveis pela infraestrutura do Big Data, que pretende ser uma plataforma analítica capaz de predizer cenários contextualizados, capaz de oferecer evidências para a tomada de decisão de gestores municipais. Em 2017, o programa Cientista Chefe foi criado pela FAP (Fundação de Amparo à Pesquisa) do Estado do Ceará com o objetivo de auxiliar a gestão pública.

Participantes da mesa:

José Antônio Fernandes de MacêdoCientista-Chefe de Dados e Transformação Digital do Estado do Ceará. É professor do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará, mestre e Doutor pela PUC-Rio, realizou seu pós-doutorado na École Polytechnique Fédéral de Lausanne. 

Tarcisio PequenoPresidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tarcísio é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1970), Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981).

Rossana Maria de Castro AndradeCientista-chefe de Planejamento da Prefeitura de Fortaleza. Possui doutorado em Computer Science pela University of Ottawa, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba e graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará. É professora da Universidade Federal do Ceará, no Departamento de Computação.

Assista aqui Big Data de Fortaleza e o Programa Cientista Chefe:

Para acompanhar mais apresentações e debates que aconteceram durante a Semana gLocal de Avaliação 2022 Fortaleza, acesse: Observatório de Fortaleza – YouTube.

Autor

Marketing Digital | Graduanda em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará