Imagem do livro "Learning Geospatial Analysis with Python"

Conheça o livro “Learning Geospatial Analysis with Python”

Nem só de álcool gel e máscara consiste o kit quarentena. Hoje, vamos aproveitar a sexta-feira + quarentena para te indicar um novo livro: Learning Geospatial Analysis with Python: Understand GIS fundamentals and perform remote sensing data analysis using Python 3.7.

Dos dez capítulos, o autor, Joel Lawhead, dedica os três primeiros à ambientação dos leitores no cenário da Análise Geoespacial. Para a estruturação de desenvolvimento do tema, divide o campo em suas áreas específicas, como Sistema de Informações Geográficas (SIG), sensoriamento remoto, dados de elevação, modelagem avançada e dados em tempo real. A partir do capítulo 4, o autor inicia o aprofundamento da parte computacional, introduzindo o uso de ferramentas como NumPy, GEOS, Shapely e Python Imaging Library.

O foco do livro é fornecer uma “base sólida no uso da poderosa linguagem e estrutura Python para abordar a análise geoespacial de maneira eficaz”, como afirma o próprio autor. Para isso, Lawhead privilegia a aplicação do tema, sempre que possível, no ambiente Python. O esforço para se concentrar no Python, sem dependências, é um dos grandes diferenciais de “Learning Geospatial Analysis with Python” em relação aos outros materiais disponíveis sobre o assunto.

Veja a divisão do livro por capítulos:

1- Aprendendo sobre Análise Geoespacial com Python.

2- Aprendendo dados geoespaciais.

3- O cenário da tecnologia geoespacial.

4- Python Toolbox Geoespacial.

5- Sistema de Informações Geográficas e Python.

6- Python e Sensoriamento Remoto.

7- Python e Dados de Elevação.

8- Modelagem Geoespacial Avançada de Python.

9- Dados em tempo real.

10- Juntando tudo.

Conheça o autor*:

Joel Lawhead é um profissional de gerenciamento de projetos certificado pelo PMI, um profissional de GIS certificado e o diretor de informações da NVision Solutions Inc., uma empresa premiada especializada em integração de tecnologia geoespacial e engenharia de sensores para NASA, FEMA, NOAA, Marinha dos EUA , e muitas outras organizações comerciais e sem fins lucrativos.

*Trecho extraído de amazon.com.

Aproveita que está aqui com a gente e leia também:

12 bibliotecas do Python para análise de dados espaço-temporais (Parte 1) – (Parte 2)