Em qualquer organização atualmente, independente do tamanho, a Ciência de Dados tem se tornado um tema relevante. O grande volume de dados produzido todos os dias é a chave para, por exemplo, aprimorar campanhas de marketing e aumentar os lucros das empresas. Mas, para que a análise das informações seja eficiente, é preciso pensar nos modelos implementados pelos data scientists na exploração dos dados e também buscar uma gestão eficiente desse grupo de profissionais.
Escrito pelos renomados cientistas de dados Foster Provost e Tom Fawcett, o livro “Data Science para Negócios”, baseado em um curso de MBA ministrado por Provost nos últimos dez anos na Universidade de Nova York, destina-se especialmente para aqueles leitores aspirantes a cientistas de dados e para os gerentes desses cientistas. Além de um guia para aprender a melhorar a comunicação entre eles, o volume oferece uma diretriz completa sobre como participar inteligentemente em projetos dentro do ambiente comercial. Ao ler essa publicação, adquirimos uma visão mais completa do valor dos dados desde o ponto de vista de um negócio.
O livro aborda de uma forma menos técnica alguns dos principais algoritmos: k-NN, árvores de decisão, máquina de vetores suporte, TF-IDF e regressão logística, mas sem se aprofundar na implementação destes. Um dos pontos fortes de “Data Science para Negócios” é justamente a diversidade de explicações dos assuntos abordados, utilizando recursos visuais para explicar os algoritmos. Outro ponto interessante é que, diferente de outros livros da área, este passa mais tempo discutindo os temas em aplicações práticas, o que deixa a teoria mais tangível.
Recomendamos esse livro para quem deseja ter uma visão geral da área e para aqueles que desejam gerenciar projetos e cientistas de dados em uma organização, e ainda aos que desejam aprender a mostrar as vantagens da mineração, análise e visualização de dados de forma simples e eficaz. Se você é um desses, boa leitura!