Categorias
Aplicativo Governo

Desenvolvido pelo Insight Lab, aplicativo Sinesp Cidadão tem novidades lançadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Aplicativo Sinesp Cidadão, desenvolvido no Insight Lab, disponibilizou a partir de hoje (14) novas funções para cinco cidades brasileiras. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) dispôs de novas funcionalidades para o aplicativo de segurança que agora contará com os módulos Participação Cidadã e Procurados.

Novidades

Em procurados a novidade é o acesso à lista com nomes, fotos e informações sobre os criminosos mais procurados no Brasil. É possível denunciar um criminoso reconhecido ligando do próprio aplicativo para o 190. Em Participação Cidadã o aplicativo irá receber relatos de problemas do tipo: iluminação pública, pichações e irregularidades no descarte do lixo. Nesse módulo as pessoas poderão enviar fotos com uma descrição relatando o problema denunciado. Todas as informações serão repassadas aos órgãos competentes para possíveis soluções. 

Atualização das funções existentes

Além dos novos recursos, o Sinesp Cidadão teve suas funcionalidades existentes atualizadas. Agora a vítima tem a possibilidade de emitir alerta de roubo ou furto do seu veículo informando o local onde aconteceu o ocorrido. Antes, esse registro só era feito por autoridades.  

O alerta será enviado para a Secretaria de Segurança Pública corresponde a cada cidade. É importante ressaltar que o alerta estará disponível no sistema por 72 horas e que o cidadão deverá, mesmo após o registro no aplicativo, registrar um boletim de ocorrência. 

Outra atualização é a  inclusão de dados e fotos de pessoas desaparecidas. Para isso é necessário já ter registrado um boletim de ocorrência na polícia civil. 

Acesso ao Sinesp Cidadão e às novas funções

Apesar do aplicativo ter sido liberado gradualmente para download desde março, os módulos de Participação disponibilizadas hoje (14/02) serão, inicialmente, exclusivas para as cidade de Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Paulista (PE), e São José dos Pinhais (PR). Essas cidades são beneficiadas pelo “Em Frente Brasil”, programa  do Ministério da Justiça, que foi criado para realizar o enfrentamento à criminalidade com ações conjuntas entre União, estados e municípios.

Nesses e nos demais municípios do país o Sinesp Cidadão pode ser baixado gratuitamente através das lojas de aplicativos  Apple Store e Google Play. Para utilizar o aplicativo, o usuário deverá fazer o download no seu celular e fazer login com a senha cadastrada no portal do Governo do federal que reúne todos os órgãos e programas federais na internet.

 

Fonte:

RODRIGUES, Alex. Aplicativo Sinesp Cidadão ganha novas funcionalidades. Agência Brasil. Acesso em: 14 abr. 2020.

 

Sair da versão mobile