No dia 26 de janeiro de 2023 acontecerá o “I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias (I CIVIGE)” com o objetivo de fomentar a promoção da igualdade de gênero, o acesso à informação e a cooperação para o desenvolvimento de uma cultura de paz. Além disso, esse será um momento para capacitar e qualificar o público-alvo mediante o aperfeiçoamento do conhecimento e o debate amplo a respeito de temas atuais.
Na primeira parte do evento, período da manhã, acontecerá o lançamento do livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”, dos autores José Antonio Fernandes de Macêdo, Sílvia Rebeca Sabóia Quezado e Tiago Dias da Silva. No período da tarde, dedicaremos espaço para os debates.
O I CIVIGE é um projeto científico idealizado pela Universidade Federal do Ceará – UFC (Brasil), o Departamento de Computação da UFC (Brasil), o Insight Data Science Lab da UFC (Brasil) e o Laboratório ÍRIS de Inovação e Dados da Casa Civil do Governo do Ceará (Brasil), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa | Porto (Portugal) e apoiado pelo Sistema Fecomércio Ceará (Fecomércio/CE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/CE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CE), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), entre outras instituições nacionais e internacionais.
Neste congresso traremos grandes nomes do pensamento jurídico para o centro dos debates, como: a Vice-Governadora do Ceará, Jade Afonso Romero, o Conselheiro Marcio Luiz Coelho de Freitas, Supervisor da Política Judiciária de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Conselho Nacional de Justiça e o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Coordenador Nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro.
Conheça os profissionais que participarão do I CIVIGE:
PROGRAMAÇÃO:
09h – Credenciamento
09h30 – Cerimônia de abertura
Jade Afonso Romero (Vice-governadora do Ceará).
10h – Palestra Magna: Política Judiciária Nacional de Enfrentamento Contra a Mulher
Presidente de mesa: Hermano Queiroz Júnior (Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região – (ANAMATRA VII).
Marcio Luiz Coelho de Freitas (Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, supervisor da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do CNJ).
10h30 – Lançamento do livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”, dos autores José Antonio Fernandes de Macêdo, Sílvia Rebeca Sabóia Quezado e Tiago Dias da Silva.
Apresentação do livro – Maria Elisabete Ferreira (Professora Auxiliar da Escola do Porto Da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Coordenadora da Qualidade da Escola de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Investigadora do Católica Research Centre for the Future of Law).
12h às 14h – Intervalo para o almoço
14h – Painel 1: Brasil e Portugal: os reflexos da violência de gênero
Presidente de mesa: Jessika Moreira (Coordenadora-geral do Íris).
Luciana Paula Conforti (Vice-presidente da ANAMATRA e Presidente da Comissão ANAMATRA Mulheres).
Sandra Tavares (Professora Auxiliar da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa).
Ricardo Gleidson de Vasconcelos (Coordenador de Inteligência de Dados do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará).
15h20 – Painel 2: A violência de gênero em dados
Presidente de mesa: Rosa Mendonça (Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará).
José Antonio Fernandes de Macêdo (Cientista-chefe do Governo do Ceará e Professor da Universidade Federal do Ceará).
Sílvia Rebeca Sabóia Quezado (Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará).
Tiago Dias da Silva (Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará).
16h20 – Encerramento
Presidente de mesa: Fábio Zech Sylvestre (Advogado – RZA ADVOGADOS- e Professor Universitário).
Alberto Bastos Balazeiro (Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Coordenador Nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho).
Você pode acompanhar o I CIVIGE ao vivo pelo canal Insight Lab no YouTube:
Primeira parte do evento (manhã): https://youtu.be/CT4npyhEu84
Segunda parte do evento: (tarde): https://youtu.be/XZRGfTGHR34
Mais informações:
Data: 26 de janeiro de 2023 (quinta-feira)
Início: 09h
Público-alvo: comunidade jurídica, sociedade civil, universitários e demais interessados nas temáticas do I CIVIGE.
Carga horária: 08 h/a.
Com emissão de certificado.
Modalidade presencial: auditório do SENAC REFERENCE (Endereço: Av.Desembargador Moreira, 1301, Aldeota, CEP: 60170-001, Fortaleza/CE);
Modalidade à distância: Transmissão Ao Vivo no YouTube no canal Insight Data Science Lab.