O Insight indica hoje uma leitura para quem está procurando conhecer sobre limpeza de códigos. Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software é uma obra bem avaliada, indicada por especialistas e o melhor, com versão em português. Como destacado nas críticas dos usuários, a obra possui leitura agradável e provoca a mudança do seu entendimento em relação aos códigos. Se você é iniciante, sinta-se encorajado a este mergulho.
Um código ruim pode funcionar? Sim, mas se ele não for limpo, pode acabar comprometendo todo um projeto. Um código mal escrito demanda um tempo considerável dos desenvolvedores para resolver problemas de programação, ao invés de se dedicarem a inovações. Porém, isso pode ser resolvido se você tiver interesse em aprender sobre códigos limpos com quem domina o assunto.
O Livro
O célebre especialista em software, Robert C. Martin, apresenta um paradigma revolucionário com o livro Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software. Martin se reuniu com seus colegas do Mentor Object (equipe de consultores experientes) para divulgar suas melhores e mais ágeis práticas de limpar códigos “dinamicamente” em um obra que apresentará gradualmente os valores necessários a um profissional de software, assim como, pode transformá-lo em um programador melhor. Mas lembre-se, é preciso muita prática.
O que você vai encontrar
Nesta obra você lerá muitos códigos. Isso lhe ajudará a entender o que está correto e errado neles. Além disso, te dará um incentivo para reavaliar seus valores profissionais e seu comprometimento com o seu trabalho.
Divisão do conteúdo
Código Limpo está dividido em três partes com 17 capítulos ao todo. Na 1ª parte há diversos capítulos que descrevem os princípios, padrões e práticas para criar um código limpo.
A 2ª parte consiste em diversos casos de estudo de complexidade cada vez maior. Cada um é um exercício para limpar um código – transformar o código base que possui alguns problemas em um melhor e mais eficiente.
A 3ª parte é a compensação: um único capítulo com uma lista de heurísticas
reunidas durante a criação dos estudos de caso. O resultado será um conhecimento base que descreve a forma como pensamos quando criamos, lemos e limpamos um código.
O que você aprenderá com este livro
Após ler este livro os leitores saberão:
✔ Como distinguir um código bom de um ruim
✔ Como escrever códigos bons e como transformar um ruim em um bom
✔ Como criar bons nomes, boas funções, bons objetos e boas classes
✔ Como formatar o código para ter uma legibilidade máxima
✔ Como implementar completamente o tratamento de erro sem obscurecer a lógica
✔ Como aplicar testes de unidade e praticar o desenvolvimento dirigido a testes
Esta leitura é essencial para qualquer desenvolvedor, engenheiro de software, gerente de projeto, líder de equipes ou analistas de sistemas com interesse em construir códigos melhores.
Sobre o autor
Concluindo
Este livro não promete lhe transformar no melhor programador ou lhe dar a “sensibilidade ao código”. Tudo o que ele pode fazer é lhe mostrar a linha de pensamento de bons programadores e os truques, técnicas e ferramentas que eles usam.
Assim como um livro sobre arte está cheio de obras, Código Limpo está repleto de códigos. Você irá se deparar com códigos bons e ruins; código ruim sendo transformado em bom; listas de heurísticas, orientações e técnicas e também exemplo após exemplo. Depois disso, é por sua conta praticar.
? A boa leitura é garantida, então tenha um excelente aprendizado e pratique sempre!
Fonte: Livro Código Limpo