Integração e fortalecimento da ciência de dados foi pauta durante reunião do Insight com a SSPDS

Durante a semana, na quarta-feira(13), o Insight participou de uma reunião com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, e o secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque, na sede da SSPDS, em Fortaleza, para tratar sobre a integração de informações entre as duas pastas e o fortalecimento da área de ciência de dados. Além dos gestores, o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública, Aloísio Lira, o coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado da Pós-Graduação do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Antônio Macedo e a professora e pesquisadora do Insight Lab, Ticiana Linhares, também participaram da reunião.

Conforme André Costa, o encontro serviu para apresentar ao secretário Mauro Albuquerque e equipe como funciona o Big Data “Odin”, desenvolvido por pesquisadores da SSPDS e da Universidade Federal do Ceará (UFC). “O Ceará tem sido destaque em todo o país, por ter criado uma área de ciência de dados na Secretaria da Segurança, a primeira no país a tomar essa iniciativa. Aqui, criamos uma ferramenta tecnológica, que foi um Big Data, uma plataforma integradora de inúmeras bases de dados nossos e de outras áreas dos Governos Federal, Estadual e Municipal, e até mesmo da iniciativa privada. Nós já integrávamos algumas informações com a SAP, o que vem nos auxiliando, por exemplo, na área da Segurança Pública, traçando ações preventivas e evitando a prática de delitos. Agora, queremos aumentar essa troca de conhecimento, com a utilização do Odin”, disse.

O Big Data “Odin” foi desenvolvido pela SSPDS e UFC, e permite, entre outras coisas, uma análise profunda das estatísticas, sendo possível estratificar, com alta precisão, os crimes, bem como encontrar padrões que possam levar a predições. Alimentado por mais de 100 sistemas dos órgãos de Segurança Pública do Estado e de instituições parceiras, o Odin possui mais de 90 bases de dados diferentes e é capaz de analisar milhares de tipos de dados diferentes, que ficarão à disposição dos gestores através de um painel analítico “Cerebrum”. Os sistemas foram remodelados para fornecer as informações, em tempo real, e facilitar o processo de investigação, inteligência e tomada de decisão.

“Apresentamos toda a construção de informações do sistema penitenciário, mostrando como a SSPDS tem trabalhado com esses dados. Além disso, buscamos entender como a SAP pode utilizar essas mesmas informações e quais perguntas eles precisam responder, quais desafios eles precisam vencer, para que possamos remodelar essa ferramenta e melhorar ainda mais o trabalho da Secretaria da Administração Penitenciária”, destacou Costa.

Já para Mauro Albuquerque: “o Big Data facilitará a atuação e a integração entre as duas secretarias, porque permitirá a consulta e o cruzamento de informações que é fundamental para a área cuidada pelas duas pastas”, disse.

As falas dos secretários são complementadas pela avaliação do superintendente da Supesp, Aloísio Lira, que cita importância do que vem sendo desenvolvido pelas pastas com o objetivo de aprimorar a persecução criminal. “Foi um momento para o alinharmos as tecnologias e construir um modelo de integração e tratamento de dados, que seja benéfico a ambos. Isso para que possamos acompanhar o preso desde a abordagem, até o momento de entrar e sair do presídio. Isso nos ajuda a termos um controle da execução de todos os procedimentos, permitindo, futuramente, que a Supesp realize estudos de reincidência, além de saber que tipos de inquéritos policiais viraram processo e condenações”, explicou.