Os 10 melhores Ted Talks sobre Ciência de Dados

Acessar o Ted Talks é ter certeza de encontrar alguns dos melhores conteúdos disponíveis na internet sobre design, sociedade, inovação e, é claro, data science. Por isso, escolhemos os 10 melhores Ted Talks sobre campos que compõem a ciência de dados. O conjunto de palestras que lhe apresentaremos a seguir, comandados por profissionais que estão à frente do desenvolvimento e aplicação da ciência de dados, nos ajudam a aprofundar nosso conhecimento e entendimento do potencial, beleza, magnitude e responsabilidade que todos os responsáveis por essa ciência têm.

 

1. Como os computadores estão aprendendo a ser criativos

Estamos à beira de uma nova fronteira na arte e criatividade – e isso não é humano. Blaise Agüera y Arcas, cientista-chefe do Google, trabalha com redes neurais profundas para percepção de máquina e aprendizado distribuído. Nesta demonstração cativante, ele mostra como redes neurais treinadas para reconhecer imagens podem ser executadas ao contrário, para gerá-las. Os resultados: colagens alucinatórias espetaculares (e poemas!) que desafiam qualquer categorização. “Percepção e criatividade estão intimamente conectadas”, diz Agüera y Arcas. “Qualquer criatura, qualquer ser que é capaz de fazer atos perceptivos também é capaz de criar.”

 

2. Como a IA pode provocar uma segunda revolução industrial

“O caminho real percorrido por uma gota de chuva enquanto desce o vale é imprevisível, mas a direção geral é inevitável”, diz o visionário digital Kevin Kelly. E com a tecnologia acontece praticamente o mesmo, impulsionada por padrões que são surpreendentes, mas inevitáveis. Nos próximos 20 anos, diz ele, nossa tendência para tornar as coisas cada vez mais inteligentes terá um impacto profundo em quase tudo o que fazemos. Kelly explora três tendências em IA que precisamos entender para abraçá-la e orientar seu desenvolvimento. “O produto de IA mais popular daqui a 20 anos, que todo mundo usará, ainda não foi inventado”, diz Kelly. “Isso significa que você não está atrasado.”

 

3. Como vamos ganhar dinheiro em um futuro sem emprego

Máquinas que podem pensar, aprender e se adaptar estão chegando, e isso pode significar que nós, humanos, teremos um nível de desemprego significativo. O que devemos fazer sobre isso? Em uma conversa direta sobre uma ideia polêmica, o futurista Martin Ford defende a separação entre renda e trabalho tradicional e a instituição de uma renda básica universal.

 

4. A próxima revolução de software: programação de células biológicas

As células do seu corpo são como um software de computador: elas são “programadas” para realizar funções específicas em momentos específicos. Se pudermos entender melhor esse processo, poderemos, nós mesmos, desbloquear a capacidade de reprogramar células, diz a bióloga computacional Sara-Jane Dunn. Em uma palestra sobre a ciência de ponta, ela explica como sua equipe está estudando células-tronco embrionárias para obter uma nova compreensão dos programas biológicos que impulsionam a vida e desenvolver “software vivo” que pode transformar a medicina, a agricultura e a energia.

 

5. As incríveis invenções da IA intuitiva

O que você ganha quando dá a uma ferramenta de design um sistema nervoso digital? Computadores que melhoram nossa capacidade de pensar e imaginar, e sistemas robóticos que apresentam (e constroem) novos designs para pontes, carros, drones e muito mais, sozinhos. Faça um tour pela Augmented Age com o futurista Maurice Conti e visualize uma época em que robôs e humanos trabalharão lado a lado para realizar coisas que nenhum deles poderia fazer sozinho.

 

6. Podemos construir IA sem perder o controle sobre ela?

Assustado com a IA superinteligente? Você deveria estar, diz o neurocientista e filósofo Sam Harris, e não apenas de uma forma teórica. Vamos construir máquinas sobre-humanas, diz Harris, mas ainda não enfrentamos os problemas associados à criação de algo que pode nos tratar da mesma forma que tratamos as formigas.

 

7. Estamos construindo uma distopia apenas para fazer as pessoas clicarem nos anúncios

Estamos construindo uma distopia alimentada por inteligência artificial, um clique de cada vez, diz a tecno-socióloga Zeynep Tufekci. Em uma palestra reveladora, ela detalha como os mesmos algoritmos que empresas como Facebook, Google e Amazon usam para fazer você clicar em anúncios também são usados para organizar seu acesso a informações políticas e sociais. E as máquinas nem são a verdadeira ameaça. O que precisamos entender é como os poderosos podem usar IA para nos controlar, e o que podemos fazer em resposta. 

 

8. 3 princípios para criar IA mais segura

Como podemos aproveitar o poder das máquinas super inteligentes e, ao mesmo tempo, prevenir a catástrofe de robôs controladores? À medida que nos aproximamos da criação de máquinas oniscientes, o pioneiro da IA, Stuart Russell, está trabalhando em algo um pouco diferente: robôs com incerteza. Ouça sua visão para IA compatível com humanos que pode resolver problemas usando bom senso, altruísmo e outros valores humanos.

 

9. A beleza da visualização de dados

David McCandless transforma conjuntos de dados complexos (como gastos militares mundiais, assuntos cobertos pela mídia, atualizações de status do Facebook) em diagramas bonitos e simples que revelam padrões e conexões invisíveis. Um bom design, ele sugere, é a melhor maneira de navegar por grandes conjuntos de informações, e pode mudar a maneira como vemos o mundo.

 

10. Como estou lutando contra o preconceito nos algoritmos

A aluna do MIT Joy Buolamwini estava trabalhando com um software de análise facial quando percebeu um problema: o software não detectou seu rosto, porque as pessoas que codificaram o algoritmo não o ensinaram a identificar uma ampla gama de tons de pele e estruturas faciais . Agora ela está em uma missão de combater o preconceito no aprendizado de máquina, um fenômeno que ela chama de “olhar codificado”. É uma palestra reveladora sobre a necessidade de responsabilidade na codificação à medida que os algoritmos assumem cada vez mais aspectos de nossas vidas.

 

Gostou da nossa seleção? Então conheça a nossa lista dos “10 melhores Ted Talks de tecnologia”. E você também pode deixar nos comentários outras sugestões de palestras sobre data science que merecem ser compartilhadas. 

 

Autor

Marketing Digital | Graduanda em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará