Categorias
Big Data Ciência de Dados Cientista-chefe

Plataforma Big Data Social é Apresentada no I Encontro de Tecnologia para o Desenvolvimento Social

A Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da sua secretaria executiva do Planejamento e Orçamento, realizou, no dia 30 de maio, o I Encontro de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. O evento realizado em  parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), aconteceu no auditório da Seplag.

Apresentação da Plataforma Big Data Social

Na ocasião, José Macêdo, cientista-chefe da Transformação Digital e coordenador do Insight Lab, apresentou a plataforma Big Data Social do Governo do Ceará e sua equipe de trabalho. Estavam presentes também os cientistas-chefes: Flávio Ataliba (Economia), Márcia Machado (Proteção Social) e Jorge Lira (Educação).

 

Imagem: Apresentação Big Data Social

Imagem: Apresentação Big Data Social

No evento foram apresentados os temas aplicados por meio da gestão pública que causaram impactos e estão contribuindo para o progresso social aliado ao advento da tecnologia e a popularização da ciência, e a formação de cidadãos sociais e culturais no contexto tecnológico.

Segundo Flávio Ataliba, secretário executivo do Planejamento e Orçamento da Seplag, o evento surgiu  para apresentar os resultados das pesquisas realizadas nas áreas citadas, além de servir como um momento rico para o compartilhamento de conhecimentos e de novas ideias.

Assista aqui a apresentação do professor Macêdo sobre a plataforma Big Data Social.

Apoiadores

O encontro também teve o apoio da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), o Laboratório de Inovação de Dados (ÍRIS), os Programas Cientistas Chefes, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a Secretaria da Proteção Social, Justiça Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, a Secretaria da Educação e a Vice-Governadoria do Ceará.

Fonte: Seplag CE