Principais plataformas para estudo de Data Science

Ciência de Dados é uma das áreas do conhecimento que mais cresce atualmente, procurando agregar valor à grande quantidade de dados gerada por diversos tipos de dispositivos computacionais existentes.

Cada vez mais o mundo empresarial tenta gerar valor aos seus negócios utilizando técnicas de Data Science. Logo, profissionais habilitados a desenvolver projetos de Ciência de Dados que consigam dar uma vantagem competitiva às empresas estão sendo bastante valorizados.

A preparação dos profissionais para um mercado que precisa cada vez mais deles se fortaleceu no ambiente online. Diversas plataformas virtuais surgiram oferecendo cursos e outros recursos para a especialização, aperfeiçoamento e atualização de quem é ou busca ser um cientista de dados. O número de opções é extenso, isso significa que vamos encontrar conteúdos de grande qualidade, mas não todos.

Para te direcionar aos bons materiais da internet, a seguir, listamos algumas das melhores plataformas para o estudo de Ciência de Dados.

Cursos gratuitos

A Data Science Academy é um plataforma brasileira voltada para o ensino de Ciência de Dados, Big Data e outras áreas do conhecimento relacionadas. Eles dispõem de uma vasta gama de cursos online, tanto gratuitos quanto pagos.

Com relação à Ciência de Dados, a plataforma oferece um excelente curso gratuito chamado “Python Fundamentos para Análise de Dados“, com uma carga-horária total de 54 horas. Nesse curso você construirá, inicialmente, uma base sólida da linguagem Python. Assuntos como estruturas de dados, básicas, laços, Programação Orientada a Objetos, tratamento de arquivos e manipulação de banco de dados serão abordados. Em seguida, ferramentas da linguagem voltada para análise de dados são apresentadas, como o pacote Numpy e a biblioteca Pandas. A parte dedicada à Data Science mostra como realizar a análise exploratória dos dados e como conduzir um projeto de Ciência de Dados na prática. Além disso, o curso aborda conceitos de Machine Learning com Python, Deep Learning e a biblioteca TensorFlow . Como bônus no final do curso, uma introdução ao desenvolvimento web com Python é apresentada.

Com uma comunidade composta por mais de três milhões de usuários, o Kaggle é uma plataforma na qual os participantes aprendem muito ao participar das competições promovidas no site.

Companhias do mundo todo disponibilizam seus dados no canal para que analistas tentem desenvolver os melhores modelos para esses dados. Isso gera um excelente acervo de datasets gratuitos dentro da plataforma. Além disso, as soluções desenvolvidas nas competições são compartilhadas dentro dos fóruns de discussão, ou seja, mesmo os usuários que não participaram da competição poderão analisar e aprender com todo esse material produzido por praticantes de data science de todas as partes do mundo, acessando diferentes métodos de abordagem para o mesmo problema.

Dentro do Kaggle você também encontrará um espaço onde são oferecidos minicursos, como o de “Python” e “Advanced SQL“.

Cursos (quase) gratuitos

Nesta categoria, as plataformas indicadas, apesar de não gratuitas, oferecem cursos muito bem avaliados por um valor completamente acessível.

A Udemy conta com uma grande quantidade de cursos sobre Ciência de Dados.Um dos grandes destaques é o curso dos professores Fernando Amaral e Jones Granatyr chamado “Formação Cientista de Dados com Python e R“.

O curso aborda Fundamentos de Estatística para Ciência de Dados, Séries Temporais, Aprendizado de Máquina, Redes Neurais, Mineração de Textos e etc. Além das videoaulas, o curso também conta com diversos testes de fixação, provas práticas e questões diversas para você conferir se realmente solidificou seus conhecimentos.

Se a língua inglesa não é problema pra você, o curso “Machine Learning A-Z™: Hands-On Python & R In Data Science” é um dos grandes sucessos da plataforma. Com mais de meio milhão de estudantes inscritos, o curso explora a fundo conceitos de Aprendizado de Máquina como regressões, classificadores, técnicas de agrupamento (clusterização), regras de associação, aprendizado profundo (deep learning) e muito mais.

Outras formas de aprendizado

Se você não gosta de vídeo-aulas e prefere procurar conhecimento de forma mais independente, o site Analytics Vidhya criou um infográfico que mostra o caminho das pedras os assuntos mais importantes  para quem quiser se tornar um Cientista de Dados em 2020.

Bons estudos!

Se quiser continuar aprendendo sobre Data Science e Programação, siga acompanhando nossas matérias.

Não pare por aqui, leia “12 bibliotecas do Python para análise de dados espaço-temporais” (parte 1) e (parte 2)