Python para iniciantes (e gratuito): Microsoft lança tutorial no YouTube

Considerada a 3ª linguagem “mais amada” pelos desenvolvedores segundo pesquisa do Stack Overflow, o Python está entre as 5 linguagens mais populares por exigir poucas linhas de código e não ter uma leitura complicada, se comparada com programas semelhantes. Até por isso, pode ser considerada uma boa opção para ser “porta de entrada” para quem deseja se aventurar por esse mundo.

Para quem possui esse interesse e domina o inglês, temos novidades: o canal da Microsoft para Desenvolvedores lançou um módulo básico de estudo da linguagem. De acordo com os profissionais responsáveis por desenvolver as aulas, a ideia é fornecer conceitos concretos o suficiente para que, ao final das aulas, o “aluno” consiga por conta própria desenvolver as habilidades adquiridas.

Os vídeos são curtos (com duração máxima de 14 minutos) e apresentam conceitos como Machine Learning para aplicativos, apps desenvolvidos para web e automação de processos em computadores.  Nas últimas aulas, a equipe disponibiliza conteúdos como livros e tutoriais que podem ser usados como referência

Cursos de Python em português e com diferentes formatos

Apesar de prático, o curso tem como limitadores o idioma e ser intensamente focado em vídeos. Para quem deseja entender mais sobre a plataforma e gostaria de outras opções preparamos recentemente uma matéria com 5 cursos on-line gratuitos sobre Python.