“Storytelling com Dados” e a visualização de dados eficiente

“Há uma história em seus dados”. Esse é um dos primeiros pontos que Cole Nussbaumer Knaflic aponta na introdução de seu livro “Storytelling com Dados”. Nesse livro, Knaflic nos ajuda a entender as etapas do processo de apresentação gráfica das informações.

A autora nos convoca a refletir sobre o que significa a organização dos dados em gráficos, qual história está sendo sintetizada. Ela também explica a necessidade de entender a quem essas informações visuais serão apresentadas, e dentro de qual contexto. Cole insiste na necessidade da clareza dos gráficos; a visualização dos dados é o ponto onde as informações devem estar mais sistematizadas, não podem se tornar um enigma para quem as observa.

O manual, também podemos chamar assim, é divido em seis capítulos:

  1. Entenda o contexto. 
  2. Escolha uma apresentação visual adequada. 
  3. Elimine a saturação. 
  4. Foque a atenção onde você deseja. 
  5. Pense como um designer. 
  6. Conte uma história. 

Nesses capítulos a autora nos mostra seu processo de concepção dos elementos para a visualização de dados. E vamos encontrar muitos exemplos de antes e depois, ou seja, exemplos de gráficos que não transmitem corretamente a mensagem e uma versão alternativa onde a informação foi apresentada de forma clara e eficiente.

Muitas pessoas vão pensar: “esse livro foi feito para mim”. Isso porque “Storytelling com Dados”, usando as palavras da autora, é voltado “para qualquer pessoa que precise comunicar qualquer coisa a qualquer um usando dados”.

Vai ler “Storytelling com Dados”? Então observe se você está adquirindo a versão colorida, existe uma edição em português que é em preto e branco, as informações gráficas são muito mais potentes na versão em cores.

Autor

Marketing Digital | Graduanda em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará